1.0 Introduction Junção da ESRA com a Spaceport America para dar continuidade ao IREC. 1.1 Background Comentários sobre o crescimento do IREC. 1.2 Purpouse and scope. Regras e requerimentos para participar da Spaceport América Cup: Intercollegiate Rocket Engineering Competition (SACIREC). A competição é aberta ao público em geral, não precisa estar ligado a uma univerisdade. Comenta sobre o IREC Design, Test, & Evaluation Guide, que é um guia para desenvolvimento do projeto. O não atendimento deste guia pode prejudicar a pontuação da equipe. 1.3 Revision Informa que revisões nas regras estão previstas. 1.4 Documentation Apresenta normas, guias, cronogramas ou formulários para complementar o documento ou exemplos para aplicar o que é pedido no documento. 2.0 Intercollegiate Rocket Engineering Competition overview Os competidores da SACIREC devem projetar, construir e lançar um foguete que carregue pelo menos 3,9916131 kg (8.8 lb) de carga útil. O foguete deverá ter um apogeu de 3048 m (10000 ft) ou 9144 m (30000 ft). Os projetos serão divididos em seis categorias, com base no tipo do projeto, apogeu e sistema de propulsão. É permitido a mundança entre as categorias desde que conste no Project Technical Report final. Categorias: 3048 m de apogeu acima do nível do solo (AGL) com motores sólidos ou híbridos comerciais (COTS) 9144 m de apodeu AGL com com motores sólidos ou híbridos COTS 3048 m de apogeu AGL com motores sólidos desenvolvidos por estudantes (SRAD) 9144 m de apogeu AGL com motores sólidos SRAD 3048 m de apogeu AGL com motores híbridos ou líquidos SRAD 9144 m de apogeu AGL com motores híbridos ou líquidos SRAD São permitidos foguetes com mais de um estágio e todos os tipos de propulsão química (sólido, líquido e híbrido). Propelentes tóxicos não são permitidos. Perclorato de amônia (APCP), nitrato de potássio, óxido mitrosos, oxigênio líquido, peróxido de hidrogênio, querosene e similares são considerados não tóxicos. Propelentes tóxicos são definidos como aqueles que necessitam de proteção respitratória, cuidados de armazenamento e transporte, muitos equipamentos de proteção individual, etc. No caso de foguetes com mais de um estágio, a categoria será determinada pela ESRA caso a caso. Independente da categoria, a ESRA encoraja os estudantes a desenvolverem o foguete por completo. Esforços nesse sentido serão refletidos positivamente na pontuação, mesmo que a fabricação dos componentes seja feita por terceiros que trabalhem com os estudantes. Jurados experientes vão avaliar os competidores para um Place Awards em cada categoria. Este terá como base a qualidade da documentação requerida, Poster Session que acontecerá durante a conferência no Spaceport America Cup (SAC), projeto, design e construção e desempenho de voo. Pelo menos 30 (TBR, a ser resolvido) equipes serão selecionados para apresentar particularidades de seus trabalhos em uma Podium Session que ocorrerá durante a conferência na SAC. Essas equipes estarão elegíveis para receber um Technical Achievement Awards, desde que eles tenham feito pelo menos uma tentativa de lançamento. A ESRA encoraja as equipes a entrarem em contato com eles. 2.1 Student team member eligability Equipes da IREC deverão ter alunos que estavam matriculados em cursos de graduação e pós-graduação durante o ano acadêmico anterior de uma ou mais instituições acadêmicas. Não há limite para o númbero de estudantes por equipe ou número de graduandos. 2.2 One project per team Cada time poderá submeter apenas um projeto para o IREC. Nenhum projeto poderá participar de mais de uma categoria. É permitido aos estudantes participar de mais de uma equipe, desde que as equipes sejam lideradas por diferentes pessoas. Os organizadores do evento irão avaliar cada equipe separadamente, independentemente destas equipes possuirem membros em comum. 2.3 Payload 2.3.1 Payload mass O veículo lançador deverá carregar pelo menos 3,9916131 kg (8.8 lb) de carga útil. A carga útil é definida como lastro de mesma massa sem que ocorra mudança na trajetória do veículo para alcançar o apogeu. Os veículos lançadores deverão ser estáveis mesmo sem a presença da carga útil. 2.3.2 Independant payload funcionality Embora cargas úteis padronizadas não funcionais sejam permitidas, as equipes são encorajadas a lançar experimentos científicos criativos e demonstração de de tecnologia; entretanto, os veículos lançadores deverão levar a carga útil até o apogeu e serem recuperados independentemente da carga útil. Qualquer efeito na estabilidade devido à massa inerte da carga útil é isento desta restrição. As cargas úteis funcionais serão avaliadas e poderão receber prêmios, que serão avaliados por representantes da Space Dynamics Laboratory (SDL) como parte da SDL Payload Challenge. Equipes que desejam participar do SDL Payload Challenge devem consultar o link: (http://www.soundingrocket.org/sdl-payload-challenge.html) 2.3.3 Payload location and interface A localização da carga útil e o método de instalação/remoção não são especificados; entretanto, oficiais da competição irão medir a massa da carga útil independentemente de todos os sistemas de lançamento associados aos veículos. Portanto, os componentes associados à carga útil devem permietir sua desconexão. Caso não seja possível medir a massa de toda a carga útil, os oficiais resposáveis poderão adicionar massa a fim de atingir o mínimo estipulado. 2.3.4 Payload geometry A parte dos componentes associados à carga útil que for submetida à pesagem deverá estar integrada em uma ou mais estruturas, cuja "linha externa do molde" (outer mold line, OML) é descrita pela CubeSat Standard. Alternativamente, a norma PocketQube pode ser implementada para que a fuselagem tenha menores diâmetros. As cargas úteis dos tipos CubeSat ou PocketQube poderão estar conectadas a outros componentes da carga útil. Entretanto, o conjunto do tipo CubeSat será pesado pelos oficiais responsáveis. 2.3.5 Restricted payload materials As cargas úteis não devem conter quantidades significativas de chumbo ou qualquer outro material perigoso. O uso de materiais radioativos poderá ser permitido somente se for necessário para a operação do foguete e se os oficiais responsáveis concordarem. Se permitido, qualquer material deverá ser totalmente encapsulado e limitado a 1 microC ou menos de atividade. As cargas úteis não poderão conter nenhum animal vertebrado vivo. 2.4 FAA class 2 amateur rocket limitation Os veículos laçadores não deverão exceder 40960 Ns de impulso total; previsto por lei. 2.5 Range tracking Veículos lançadores, e qualquer carga útil destacável, deverão carregar um sinalizador sonoro ou transmissor similar à bordo para ajudar na recuperação após o lançamento. Sistemas de rastreamento que usam GPS e automatic packet reporting system (APRS) são altamente incentivados. 2.6 Official altitude logging Veículos lançadores deverão carregar um altímetro (barométrico) com armazenamento de dados interno e comercial, que irá fornecer um log oficial do apogeu para a pontuação. Este sensor pode ser uma característica de um computador de vôo comercial, usado para a implantação do sistema de recuperação do veículo de lançamento. Se uma carga útil ejetável estiver integrada no veículo lançadr, o medidor de altiitude oficial deverá ser montado no veículo lançador e não na carga útil. 2.7 Project deliverables Apresenta seções sobre os itens que deverão ser entregues, como formulários e apresentações. Estes itens deverão ser enviados via DropBox. As datas de entrega estão disponíveis no Spaceport America Cup Integrated Master Schedule Document. 2.7.1 Entry form and progress updates Cada equipe deverá informar a ESRA e NMSA sobre sua intenção de competir na SACIREC por meio de uma planilha de Excel (modelo já pronto), as equipes deverão preencher o modelo da maneira mais completa possível até a data limite. As equipes deverão submeter versões atualizadas da planilha nas três ocasiões especificadas antes da competição. Esta planilha irá gravar mudanças nas características técnicas do projeto durante o seu desenvolvimento. Os oficiais responsáveis entendem que nem todos os detalhes técnicos serão conhecidos até que o projeto seja terminado. Entretanto, o Entry Form e atualizações subsequentes (antes da submissão final) serão avaliadas com base em sua "linha do tempo" (timeliness) e integridade. Definidas na sequência. A integridade do formulário de inscrição e subsequentes atualizações serão avaliadas com base no número e tipo de campos preenchidos. Os campos do modelo estão codificados com cores para indicar o prazo em que uma informação em particular era esperada. Vermelho: Estes campos deverão ser completados com a maior precisão possível no formulário de inscrição e subsequentes atualizações. Estes campos referem-se à informações de identificação da equipe e informação técnica de alto nível. Espera-se que este tipo d einformação varie pouco durante o desenvolvimento. Azul: Estes campos deverão ser estar completos com o melhor conhecimento da equipe no momento da submissão. Porém, espera-se que a acurácia dos dados aumente conforme o porjeto é desenvolvido. Estes campos referem-se as dimensões do projeto e outras características que podem ser aproximadas no início do desenvolvimento. As equipes deverão começar a fornecer essas informações no máximo até a primeira atualização. Amarelo: Informações contidas nestes campos talvez não sejam conhecidas ou estimadas antes da finalização do projeto, mas devem ser preenchidas o mais cedo possível. Estes campos referem-se à informações derivadas, cujos valores exatos dependem de decisões no início do projeto. Informações completas e acuradas não são esperadas antes do projeto final. O formulário de inscrição está disponível no site da ESRA (http://www.soundingrocket.org/sac-documents--forms.html). As equipes deverão submeter seus formulários de inscrição por meio de um link do DropBox (https://www.dropbox.com/request/d1bZuIrnbMlanLzoLQx7), com o nome "Your Project Name_Entry Form". Em um certo momento, antes do limite de envio da primeira atualização, a ESRA fornecerá para cara equipe uma ID. Inscrições feitas no final do ano letivo deverão ser acompanhadas por um email para a ESRA (experimentalsoundingrocket@gmail.com), alertando os organizadores para verificar uma inscrição atrasada. A ID da equipe é a forma oficial de identificação das equipes. Uma vez definida a ID, ela deve ser informada em todas as correspondencias entre equipe e organização do evento. As equipes deverão submeter as atualizações usando os links do DropBox (informados na sequência) com o seguinte nome: "Your Team ID_nth Progress Update", exemplo: "42_1st Progress Update". First Progress Update: https://www.dropbox.com/request/C50eSdxUpbib0U9NtFZK Second Progress Update: https://www.dropbox.com/request/4phqwFFbfntxXAxqyE5l Third Progress Update: https://www.dropbox.com/request/yUqWRfNO4mZMZf5AMPic