USABILIDADE

 

Usabilidade é um componente do Standard de ISO 9241 definido da seguinte forma:

“A medida na qual um produto pode ser usado por usuários específicos para alcançar objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto específico de uso.” O termo designa o grau de facilidade com que o usuário realiza seus objetivos, sem o auxílio de um ajudante humano, ou seja, quão fácil é usar algo; mecânico, eletrônico ou digital.

 

De modo a determinar o nível de usabilidade alcançado é necessário medir o desempenho e satisfação dos usuários trabalhando com o produto. Sua medição é particularmente importante para visualizar a complexidade das interações entre o usuário, os objetivos, as características da tarefa e os outros elementos de uso.

 

Critérios e medidas  de usabilidade

 

Eficácia é a capacidade de executar tarefa de forma correta e completa.

Eficiência são os recursos gastos para conseguir ter eficácia, sejam eles tempo, dinheiro, produtividade, memória.

Satisfação é o conforto e aceitação do trabalho dentro do sistema.

Contexto de uso compreende as características relevantes dos usuários, tarefas – atividades executadas para alcançar um objetivo, equipamentos e do ambiente físico e social. Um produto pode ter níveis significativamente diferentes de usabilidade quando usados em diferentes contextos.

 

Com a identificação sistemática destes requisitos obtêm-se as metas de projeto que podem servir de base para a verificação do projeto resultante.

 

Esta abordagem traz benefícios que incluem:

 

 

ISSO 9241-11. Ergonomic Requirements for Oficce Work with Visual Dispaly Terminals (VDTs)/ Part 11 – Guidance on usability , 1998.

 

 

Sites para pesquisa da usabilidade:

www.ergolabs.com

www.hcibib.org

www.infodesign.com.au

www.usabilityfirst.com

www.useit.com

www.baddesigns.com

www.microsoft.com/usability/publications.mspx